terça-feira, 13 de julho de 2010

E-o e Religião

O Esperanto é conhecido como um idioma neutro criado para ser usado internacionalmente. Após seu surgimento no final do século XIX (1887), um grande número de novos esperantistas começou a se dedicar à divulgação de suas próprias ideias políticas, religiões e outros temas de seu agrado. Uma "língua idealista" é um ótimo instrumento para disseminação de pensamentos idealistas!


As únicas ideias, no entanto, que realmente fazem parte do Esperanto relacionam-se à Fraternidade, à Cultura de Paz e ao Respeito à diversidade linguística entre os seres humanos.

Apesar disso, algumas pessoas, segundo os próprios pontos de vista, escolheram o Idioma Internacional como sendo instrumento adequado para unir-se e confraternizar-se com estrangeiros de ideias afins, além também da possibilidade de fazer conhecidas a pessoas de outras terras suas formas de crer e pensar. Em verdade, a Fraternidade e a Paz são pedras angulares de muitas religiões e filosofias.


Por esse motivo, atualmente encontram-se anarquistas, comunistas, islamitas, católicos, espíritas, budistas, judeus, hinduistas, bahaistas, entre tantos outros, utilizando e divulgando o Esperanto, bem como suas doutrinas por meio desta e de outras línguas.


Não se deve confundir, portanto, o Esperanto com religião ou sistema filosófico, mas compreender que esperantistas de diferentes credos, culturas e modos de vida muito valem a esse idioma; primeiramente, porque eles são irmãos conforme a lei de fraternidade; em segundo lugar, porque ajudam o Esperanto a fazer-se conhecido, aprendido e amado por outras pessoas.


Hoje, por exemplo, em nossa cidade, nosso recém-nascido grupo é aceito com carinho e respeito dentro de um lar espírita, o qual não exige que o Esperanto seja ensinado apenas a espíritas, mas a qualquer um que deseje aprender somente a língua neutra.


Confira o mapa no final da página!

Conheça um dos trabalhos solidários promovidos pelo Anita Borella.

Participe da comunidade do Anita Borella no ORKUT.

3 comentários:

  1. Adoreiiiiiiiiiiiiiiii
    Visite nossa comunidade:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=20146033
    E também o blog:
    http://grupodegestantesfilhosdalua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Mi vin gratulas, samideano Leonardo, pro via profika kaj fruktona laborado favore al Esperanto.
    Mi cxeestis, antau nemulte, vian entuziasman prelegon dum la malfermo de la baza kurso en Spiritisma Centro Anita Borella.
    Tiu-okaze, mi povis konstati ke la E-Movado renaskas vigle kaj promesplene en Londrina.
    Dauran sukceson, do!
    Kun admiro kaj vera amikeco,
    Sergio Sersank
    http://sersank.blogspot.com
    sersanc.x@hotmail.com
    Londrina-PR

    ResponderExcluir
  3. Ni dankegas pro viaj komentoj kaj feliĉe salutas vin!!

    ResponderExcluir